segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Em resposta ao post: "Importância de se tornar um bom líder" e a todos que citem o assunto

 Quando comecei a adestrar, logo fui ensinada sobre matilha, liderança, dominância e métodos aversivos. Após um tempinho de experiência, descubro que existe uma maneira muito mais sadia e eficaz de se treinar um cão!! 
  1º ponto: Os lobos, no habitat natural não brigam por liderança, já que essa é destinada aos pais que são seguidos por seu filhos. 2º ponto: O cão não deriva de vários lobos, teorias postulam que surgiu do lobo cinzento no continente asiático há mais de 100 000 anos.
  O próprio criador do termo "ALFA" desmistifica  essa "dominância" que divulgamos em um vídeo, assista!



 Quando você se aproxima do cachorro que está comendo um osso e ele rosna, não significa que seja dominante, mas que apresenta um comportamento dominante nesta situação. O rosnado é um sinal de comunicação do animal para dizer que você está muito perto, não se aproxime mais ou que ele quer o osso e suspeita que você quer tirá-lo. E o que fazemos? Nos aproximamos mais, repreendemos ao rosnado com métodos que geram dor a ele e pegamos o osso. Pronto! A suspeita dele aconteceu!! E com a repetição do fato o que você ensinou a ele? Simplesmente que não pode se expressar nem confiar em pessoas, até que um belo dia, alguém se aproxima dele quando ele está com um osso, e, ele morde. Por quê? Porque se ele não pode se expressar, então não mostrará mais comunicação para não ser punido e vai logo às vias de fato.


 A dominância não é uma característica do tipo: ele é magro, alto e dominante, mas sim um comportamento, onde, na situação citada, ele a apresentou. Se ele fosse de fato dominante, ele não abriria mão do osso de forma alguma, certo? E, caso você o retirasse dele, ele iria reivindicar com certeza!! Mas como se trata de um comportamento, podemos modificá-lo fazendo um troca e mostrando ao cão que se ele não apresentar o rosnado e nos deixar aproximar dele e pegar o osso, ele também sai ganhado e com isso conseguimos extinguir tal comportamento. 
 Assista ao vídeo abaixo, entenda o que foi explicado e perceba que até o gato consegue se comunicar com o cão, só nós, seres humanos e racionais, é que complicamos!!



   Aprenda a ser o MELHOR AMIGO de seu cão e ensine-o a ser o seu!!

 Agora, se quiser continuar ignorando o que o cão diz e repreendê-lo de forma aversiva, também pode, mas veja o que acontece!!




 Os vídeos estão em português de Portugal e foram tirados do canal do youtube de Claudia Estanislau.

MELHOR AMIGO Adestramento Brasilia

Nenhum comentário:

Postar um comentário