terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Mochila para Cachorro









Descrição:



Provavelmente qualquer pessoa que tenha menos de 50 anos já usou uma mochila. Apesar de não ser a coisa mais chique do mundo da moda, quem já usou sabe como ela nos ajuda a carregar peso sem sobrecarregar a nossa coluna.
Bem, e aí você deve estar se perguntando: E por que um cachorro deve carregar peso já que ele não precisa de livros, carteiras, documentos, nem ipod e celular?
Porque uma mochila vai ajudar seu peludo a se exercitar melhor e gastar mais energia em menos tempo e fará com que ele se sinta importante e valorizado, pois terá um trabalho de verdade, uma função: carregar coisas ”muito valiosas” para o seu dono. E todo mundo que tem um cachorro sabe como ele gosta de ter um trabalho, pois foi para isso que ele foi criado.
A BitCão tem com exclusividade a mochila para cães da Kyjen, uma das melhores marcas dos Estados Unidos, feita com material de primeira linha e com desenho ergonômico para distribuir o peso sem forçar a coluna do seu cãozinho. Em 6 tamanhos e com cores alegres, porém discretas, a mochila da Kyjen tem acabamento primoroso e muitos compartimentos úteis que vão lhe surpreender. Se você nunca pensou em comprar uma mochila para o seu cão, ou se você acha que ele não precisa de uma, dê uma lida nesta descrição até o fim, pois acreditamos que você vai mudar de idéia.



O QUE É A MOCHILA PARA CÃES?

A mochila canina é muito parecida com a mochila dos humanos. Normalmente é feita de um tecido leve e resistente, mas, diferente das mochilas humanas, ela tem duas bolsas para distribuir o peso igualmente nas laterais do corpo do peludo e desta forma mantê-la estável enquanto ele caminha, já que ele anda na horizontal e não na vertical como nós.

PORQUE ELA É IMPORTANTE?

A mochila trabalha aspectos físicos e psicológicos do cão como poucos acessórios são capazes. Veja alguns benefícios abaixo:

- Fisicamente:
Reduz a obesidade, pois ao intensificar os exercícios faz com que seu peludo gaste mais calorias e tenha maior facilidade de controlar o peso.
Fortalece a musculatura. Ao se exercitar de forma mais eficiente o cão ganha mais massa muscular o que melhora muito seu metabolismo. Ele fica mais resistente, mais magro, mais forte e mais saudável.
Otimiza o tempo. O uso da mochila pode triplicar a intensidade de uma caminhada. Um passeio de 15 minutos com mochila pode equivaler a uma caminhada normal de 45 minutos.
Materializa um trabalho. Ele carrega as suas chaves e também os brinquedos, água, comedouro, saquinho para remover cocô, e outras coisas que você pode precisar durante o passeio.
- Psicologicamente:
Reduz a ansiedade. Um cachorro cansado é um cachorro feliz e isso nós não cansamos de repetir. A grande maioria dos problemas comportamentais de nossos cães está relacionada com a falta de trabalho, a falta de exercícios intensos durante o dia. Ao usar a mochila seu cão terá um trabalho, e um passeio em volta do quarteirão será muito mais proveitoso do que o normal. Ao gastar essa energia acumulada eles naturalmente se sentem mais relaxados e menos ansiosos para enfrentar o dia que vem pela frente.
Aumenta a autoconfiança na medida em que o peludo se sente importante por estar trabalhando para seu dono ao carregar seus pertences. Se ele tem um trabalho tão importante é porque ele é confiável, tem no que se concentrar, e vai se tornando mais seguro a cada dia.
Aumenta a interatividade com o dono e com pessoas estranhas. As mochilas caninas foram criadas originalmente por pessoas que caminhavam em trilhas e queriam levar seus cães. A idéia era muito lógica: Já que meu cachorro vai participar desta caminhada, que tal ele carregar algumas coisinhas e além de ser útil se sentir realmente parte da turma? Afinal, cachorros gostam de trabalhar e de se sentirem úteis e com um propósito. A partir daí observou-se que realmente os cães se sentiam melhor e mais animados, pois estavam com seus donos e contribuindo ativamente no passeio. Agora as mochilas são usadas e recomendas pelos maiores especialistas em mudança comportamental no mundo todo e podem ser vistas como ferramenta de terapia nos programas da TV a cabo como O Encantador de Cães e Ou Eu Ou o Cachorro.
Reduz o medo e timidez dos peludos na medida em que eles se sentem importantes e as pessoas na rua sempre acabam parando para admirar um cão que está trabalhando. Os cães são animais altamente sensíveis e percebem que estão agradando e que as pessoas chegam perto para admirá-los, fazer um carinho e perguntar para o dono onde foi que ele arranjou essa mochila tão bacana.
Diminui comportamentos indesejados como a destruição, latidos excessivos, puxar enquanto estão passeando. Tendo um desafio mental e físico o cachorro precisa se concentrar no seu trabalho e consegue manter o foco no ato de carregar a sua mochila. Com isso ele ficará muito mais relaxado quando estiver descansando e sem aquela energia toda acumulada que só serve parar criar encrenca.
QUEM PODE E QUEM NÃO PODE USAR?

De um modo geral não existem restrições para raças ou idades, no entanto cada caso é um caso e é importante alguns cuidados extras:

Filhotes e cães velhinhos precisam de atenção extra já que eles não estão no auge de sua forma física e podem se machucar com mais facilidade.
Raças com o dorso muito longo como Basset Hound e Dachshund merecem uma conversa com o veterinário, pois alguns cachorrinhos destas raças podem ter problemas de coluna e a mochila pode agravar o quadro.
Cães com displasia coxo femural ou de cotovelo, ou com artrose, também precisam de uma avaliação do seu veterinário para saber qual é o peso máximo que ele pode carregar sem causar desconforto.
Cachorros com focinho curto sempre merecem atenção dobrada na hora dos exercícios, pois eles possuem uma dificuldade maior de fazer a troca de calor pela respiração quando se agitam muito, ou quando está muito calor. É o caso dos Buldogues, Boxers e Pugs, por exemplo.
Se o seu peludo tem algumas destas condições, ou qualquer outra que você tenha dúvidas, não deixe de conversar com o seu veterinário. Muitas vezes o uso da mochila vazia mesmo, sem nenhum peso, já é suficiente para o peludo se concentrar no seu trabalho e melhorar muito de comportamento.

COMO E QUANDO DEVE SER USADA?

A Mochila da Kyjen pode ser usada nos passeios diários do seu cão. Também é perfeita para os fins de semana quando a gente pode dedicar mais tempo aos nossos amigões e levá-los para nossas atividades ao ar livre. O importante é tomarmos alguns cuidados essenciais como:
Leve seu peludo antes no veterinário e converse com ele sobre o uso da mochila. Certifique-se que não há nenhuma contra-indicação especifica no caso do seu cão e que a saúde dele está 100%.
Acostume seu amigão a usar a mochila aos poucos, faça tudo ficar mais agradável e associado com coisas boas.
Nos primeiros passeios não coloque peso na mochila. Deixe seu peludo experimentar a novidade sem preocupações.
Nunca coloque mais do que 10% do peso do seu peludo para ele carregar na mochila. Se seu peludo é um atleta e está super bem condicionado fisicamente e você acha que ele pode carregar um pouco mais de peso fale antes com seu veterinário.
Distribua bem o peso para que as duas bolsas fiquem bem equilibradas.
Ajuste as alças com cuidado para a mochila não ficar muito apertada, nem muito folgada e balançando de um lado para o outro. Sem o ajuste certo a fricção das alças com a pele pode acabar causando uma pequena assadura, principalmente onde as tiras tem contato com a parte do corpo em que o pelo é mais curto, como o sovaco e o peito.
Redobre os cuidados nos dias muito quentes e pare mais vezes para seu cão descansar e beber um pouco de água. Uma dica é colocar um saquinho com pedras de gelo em cada bolsa da mochila para refrescar o corpo do peludo.
COMO ACOSTUMAR O CÃO?

É muito comum que os peludos estranhem e se rebelem toda vez que são obrigados a vestir algo pela primeira vez. Pode ser uma simples coleira de pescoço, uma roupinha, um cinto de segurança e, é claro, uma mochila. A maioria, no entanto, aceita a novidade super bem e não dá alteração nenhuma.
Os comportamentos mais comuns neste primeiro contato variam de cachorro para cachorro e podem deixar os donos mais inexperientes preocupados, embora não exista motivo real para se preocupar. Alguns peludos vão virar estátua e ficarão totalmente imóveis e duros. Outros vão corcovear como cavalos xucros, ou vão ficar correndo de um lado para o outro, ou se esfregando nas paredes. Todos comportamentos normais e, na maioria dos casos, basta ter paciência e tornar a experiência uma coisa agradável, para o problema se resolver.
Você pode, no entanto, ajudar a acelerar o processo, ou até mesmo evitar que estas reações aconteçam, com medidas bastante simples e práticas.
quando for colocar a mochila pela primeira vez coloque logo uma coleira e uma guia e leve seu peludo para um passeio bem gostoso.
Se o seu cão é daqueles que adoram um passeio de carro esta pode ser uma boa opção para ele ir vestindo a mochila. Prefira ir com alguém de carona para o caso do peludo se sacudir muito dentro do carro. Assim esta pessoa poderá vigiá-lo e você não vai ficar distraída nem preocupada enquanto dirige.
Ofereça pequenos pedacinhos de petisco toda vez que seu cão demonstrar que esta relaxando, e nunca tente consolá-lo ou fazer carinhos enquanto ele reage à mochila. Se ele demonstra comportamento rebelde ou inseguro o melhor a fazer é ignorá-lo e fazer de conta que a mochila é a coisa mais normal do mundo.
Não coloque nenhum peso na mochila. Deixe o peludo apenas se acostumar com a nova vestimenta por uns 4 passeios.
Se depois destes 4 passeios ele já estiver calmo e relaxado você pode começar a adicionar um pouco de peso, mas faça isso gradualmente, sempre respeitando uns 4 passeios de intervalo entre cada aumento de peso, e nunca ultrapassando dos 10% do peso total do seu cão.
Usar saquinhos de areia, arroz, ou feijão é uma ótima maneira de começar a costumar seu peludo a carregar a mochila com coisas. Os saquinhos facilitam na hora de calcular o peso correto e de distribuir o peso igualmente nas bolsas.
Lembre-se de considerar que seu cão está carregando mais peso na hora dos longos passeios. Enquanto ele estiver se adaptando a um novo peso diminua a distancia habitual e fique atenta a sinais de cansaço.

Fonte: http://www.bitcao.com.br

MELHOR AMIGO Adestramento Brasilia