sábado, 28 de abril de 2012

Importância de se tornar um bom líder



Você reconhece um comportamento dominante?

 Eu ia escrever um post sobre isso, mas quando li esse, achei tão legal que decidi copiá-lo, ainda mais que o nome da minha empresa é "citado" no final! Espero que gostem!

Por Equipe Cão Cidadão

 Em outro artigo, descrevemos os benefícios de se adestrar um cão desde filhote e as técnicas aplicadas. Como este é um assunto muito extenso, vamos citar hoje a importância de conquistar a liderança, já que é peça chave no treinamento e essencial para garantir uma boa convivência entre o dono e o cão.
 Os cães são animais que vivem em matilha e ainda preservam instintos de seus antepassados, como sobrevivência, proteção e afeto. Para eles, hierarquia no grupo é fundamental e cabe ao líder conduzir a matilha.
 O líder tem um papel importantíssimo, pois garante a segurança no território, a caça, a harmonia entre o grupo. Ser líder significa inclusive estabelecer regras e limites, e ao contrário do que muitos pensam, o líder é o mais adorado entre os membros.
 Como o cão nos considera um membro de sua matilha, é preciso ganhar a confiança e respeito para conquistar a liderança. Abaixo seguem algumas dicas:
- Sempre que o seu cão pedir algo (brinquedo, comida, passeio, etc.), peça a ele algum comando básico (senta, deita, dar a pata...), para que a hierarquia fique clara – você manda nele!
- Normalmente, os cães seguem os passos do líder, portanto, aquele cãozinho que puxa muito a guia durante o passeio pode estar testando a liderança com o seu dono. Tente andar sempre à frente e se o cão insistir, mude a direção. Ande sempre à frente do cão para entrar e sair de casa (passar por portas).
- Cães que fazem marcação urinária tendem a testar a liderança com os outros membros do grupo. Se seu cão costuma parar muitas vezes durante o passeio para fazer xixi, estabeleça apenas algumas paradas que serão “autorizadas”.
- Seja paciente e amável com o seu cão. Os cães costumam imitar os seus líderes, ou seja, todas as suas atitudes serão seguidas por ele.
 Ser um líder é muito importante, mas ser um bom líder demanda dedicação, persistência e bom humor.    Com isto, o adestramento se tornará mais prazeroso e seu cão será cada vez mais obediente.
 Seja um bom líder e ganhe todo o respeito, carinho e amor de seu melhor amigo!

Texto: Tatiana Piancastelli (Adestradora Cão Cidadão)
Revisão e Edição Final: Alex Candido

Também recomendo o texto da Pedigree http://www.pedigree.com.br/seja-o-chefe,16 e o vídeo do encantador de cães http://youtu.be/09eHTYVwM0o

Nenhum comentário:

Postar um comentário